terça-feira, 26 de julho de 2011

desabafo.

Engraçado, logo cedo descobri que hoje é o dia da avó/avô, logo hoje... Logo hoje que se completa uma semana que minha avó se foi.

Tem sido difícil vózinha. Os dias até que andam bem, grande parte das pessoas ao meu redor têm sido queridas, têm sido generosas, atenciosas. Não tenho me sentido tão triste enquanto o sol está a pino e a cabeça está a mil com coisas do trabalho. O problema é chegar em casa. Quando abro o portão quase que grito como sempre fiz; "Oi vó!", quase abro sua porta com nenhuma delicadeza e te faço pular no sofá. Quase vejo nós duas rindo do susto que levaste, e quase tomamos um café juntas... te conto meu dia enquanto mimas a Vitória com pedaços de pão com margarina.
Quando deito na cama, tudo piora, e as lembranças ficam ainda mais nítidas. Ontem tentei ler, e lembrei de como ficavas orgulhosa de abrir a porta do meu quarto sem bater e me ver deitada na cama devorando um livro ou outro. Não falavas nada, apenas sorria.
Lembro tão fortemente de como cantávamos vez-em-quando; "Teresinha de Jesus, numa queda foi ao chão..." Eu cuidava de cantar a primeira estrofe e você, a segunda.
Tua presença é extremamente viva nesta casa, ao menos para mim. Teus móveis estão aqui, algumas das tuas roupas estão em mim, alguns temperos e segredos estão em nossa comida e teu amor está em nós. Mas mesmo que tudo se vá, o último para sempre permanecerá.
Difícil lidar com essa coisa de perder. Você sabia que eu nunca tinha vivido isso, e como está sendo duro ter que aprender sentindo tua falta.
Hoje na missa, odiei todas as pessoas que estavam acompanhadas de suas avós, porém logo lembrei, que uma igreja não é lugar para ódio e sim, amor - apesar de não frequentá-las, aprendi muito sobre igrejas com você - e quando deixei de lado aquela inveja, me culpei por nunca ter te levado a uma missa especial de avós.
Me culpei por não ter ficado um pouco mais com você na última noite no hospital e por não ter te dito Eu te amo mais uma vez.
Eu te amo.
E espero que onde quer que estejas, escute eu te dizendo e te repetindo isto todas as noites, e todas as manhãs, e todas as vezes que lembro de ti ao longo do dia... e todas as vezes que vou lembrar.
Fica com Deus.



3 comentários:

Mirian, disse...

Não te culpes, não conheci melhor neta que você... Juro!
Ela vai ouvir sim, miga!
Ela sempre ouve...

Thyara Cristina disse...

Saudade da nossa vó.

Debora Claudio disse...

puxa vida, que sorte essa vovó teve em ter um amor tão grande como esse...
me identifiquei muito com teu texto, tb sou apaixonada pelas minhas avós, a Oma e a Dindinha, rsrs
sei que agora tá difícil, sei o quanto dói a saudade...
e nada do que disserem vai aliviar
mas um dia alivia...
beijos querida